Diretriz: Técnicas de Diagramas
Para especificar seus riscos é indicado utilizar uma ou mais técnicas de diagramas
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Descrição Principal

Diagramas de causa e efeito: Também conhecidos como diagramas de espinha de peixe ou diagramas de Ishikawa. A especificação do problema colocada na cabeça da espinha de peixe é usada como um ponto de partida para seguir a fonte do problema até à sua causa-raiz acionável. Compõe 6 etapas:

  1. Identificar o problema;
  2. Selecionar equipe interdisciplinar baseado no conhecimento requerido para determinar as causas do problema;
  3. Desenhar a caixa do problema e a seta principal;
  4. Especificar as principais categorias (Básicas: Pessoal, Método, Material, Equipamento, Medidas e Ambiente);
  5. Identificar as causas relacionadas para cada categoria (Ordem aleatória, importância, sequencial);
  6. Identificar ações corretivas.

Exemplo:

Fonte: PMBOK, 5th Edition, 2014.

Fluxogramas: Também chamados de mapas de processos, porque eles mostram a sequência de etapas e as possibilidades ramificadas existentes para um processo que transforma uma ou mais entradas em uma ou mais saídas. Os fluxogramas mostram as atividades, os pontos de decisão, os loops de ramificação, os caminhos paralelos e a ordem geral do processamento, através do mapeamento dos detalhes operacionais de procedimentos que existem dentro de uma cadeia de valor.

Exemplo:

Fonte: PMBOK, 5th Edition, 2014.

Diagramas de Pareto: São gráficos de barras verticais usados na identificação de algumas fontes críticas responsáveis pela maioria dos efeitos de um problema. As categorias mostradas no eixo horizontal existem como uma distribuição de probabilidades válidas que representam 100% das possíveis observações. As frequências das ocorrências de cada causa especificada listada no eixo horizontal diminuem em grandeza até que a fonte padrão intitulada “outra” responsabilize-se por quaisquer causas não especificadas. O diagrama de Pareto é normalmente organizado em categorias para medir frequências ou consequências. A análise de Pareto:

  • Histograma ordenado por frequência de ocorrência;
  • Usada principalmente para identificar e avaliar não-conformidades;
  • Ajuda a identificar e priorizar áreas problemas;
  • Mostra quantos defeitos foram gerados por tipo ou categoria de causa identificada;
  • Lei de Pareto afirma poucas causas normalmente produzem a maioria dos problemas ou defeitos.

Exemplo:

Fonte: PMBOK, 5th Edition, 2014.